terça-feira, 13 de setembro de 2011

Alunos do Curso de Guia de Turismo e Turismólogo realizam entrevistas e pesquisas sobre a história do Aracati.




Alunos Whaleska Medeiros,Anderson Rocha, Diego Oliveira do curso de Guia de Turismo da Escola Profissional e estagiários da Casa da Cultura de Aracati,  e Jailson Ribeiro Turismólogo e graduando Tecnologia em Hotelaria pelo IFCE e estagiário da Casa da Cultura de Aracati, realizam entrevistas e pesquisas sobre a história do Aracati tendo como ponto alvo o mercado público.

O objetivo do projeto História de Aracati é preservar e divulgar a história da cidade antes e hoje conhecendo cada detalhe, ponto a ponto.

Relizamos um city tour ou seja um passeio pela cidade de Aracati, conhecendo os principais casarões, igrejas  entre outros pontos históricos e registrando através de fotografias. Essas fotos e entrevistas a Aracatienses faram parte do projeto sobre a história de Aracati, onde os estagiários da Casa da Cultura de Aracati  Whaleska,Anderson e Diego com auxílio do Turismólogo Jailson Ribeiro iram continuar este projeto a qual tem todo o apoio da Casa da Cultura na pessoa Kátia Freire.

As entrevistas iniciaram no mercado público de Aracati, com intuíto de entrevistar vendedores antigos e atuais seja ambulantes, lanchonetes,casa de peixe,carne e barracas de vendas de plantas medicinais. E contar sua história de vida no mercado público, quantos anos faz que trabalha no  mercado? quais mudanças de vendas ocorreram de antes e hoje? lendas e fatos ?.

Senhor Dedé a 47 anos trabalha no mercado público e diz que em sua bodega vende de tudo um pouco, seja alimenticio a produtos de limpezas. Quando perguntado se sua renda parte da bodega? ele diz que não, afirma que estudou e trabalhadou para criar seus filhos e no decorrer da vida mantem esta bodega que da pra ganhar um dinheiro extra.

Senhor Henrique com 72 anos de idade e uma serenidade de paz e muito humilde desde 1962 tem sua barraca onde vende plantas medicinais e nos e diz que hoje a venda é melhor que antes, quando perguntado se a venda é satisfatoria ele diz que sim e porque não vendo só pros Aracatienses e se para pessoas de todos os lugares seja de interior, a outras cidades. E no decorrer da entrevista ele prepara um molho de pimenta e nos explica como se faz um molho, e atende clientes sem problema algum.




Nenhum comentário:

Postar um comentário