quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Livro: Jovens na Linha de Frente - A experiência do Fundo de Jovens no Nordeste Brasileiro

Na noite de sábado (22 de Janeiro de 2011)ás 19h na Casa da Cultura de Aracati situada na rua Coronel Alexanzito(Rua Grande),550 Centro Histórico, Aracati/CE em frente a Dimola. 

O CIP DESENVOLVER apresentou á a experiência FUNDO DE APOIO A ORGANIZAÇÕES/ou GRUPOS JUVENIS. 
 Essa experiência foi transformada em Livro: Jovens na Linha de Frente - A experiência do Fundo de Jovens no Nordeste Brasileiroe elaborado por jovens dos municípios de Aracati, Icapuí e Fortim
O Fundo de Apoio é destinado a financiamento de projetos de grupos e/ou organizações juvenis voltado para o fortalecimento da juventude regional, acreditando ser uma oportunidade impar causadora de impacto na realidade atual da juventude, que em muito vem contribuindo para o desenvolvimento local sustentável da nossa microrregião.

Para tanto foi enviado um projeto a Fundação kellogg, o qual foi aprovado em um valor total de R$100.000,00 podendo apoiar um montante de até R$1300,00 e 2.000,00, que devem ter uma das seguintes áreas de atuação: meio-ambiente, esporte-lazer, artístico-cultural, educação,   comunicação ação social e emprego e renda.  Nesse mesmo projeto está prevista em sua avaliação, realização de encontros de resultados.
Nesse intuito realizou-se na noite de sábado(22) o II Escambo de Projetos Juvenis, onde os projetos que foram apoiados tiveram a oportunidade de expor e demonstrarem resultados obtidos a partir das atividades realizadas pelo grupo, durante a execução do projeto aprovado. Os grupos usaram a mídia,(apresentações de láminas onde mostravam, todo os seus ambos projetos desenvovildos por eles mesmo com apoio do Desenvolver e do Fundo de Apoio). Em seguida outros grupos no espaço térreo da casa da cultura utilizaram para  apresentações culturais. Onde um jovem do município da cidade de Icapuí diz: "Dança também é esporte".

Este momento festivo, os projetos aprovados têm a oportunidade de expor e apresentar de maneira artística, as atividades realizadas pelo grupo durante todo andamento do projeto, bem como as demais ações realizadas pelo grupo.
Iniciou as apresentações dos grupos apoiados pelo Fundo de Apoio, o grupo JUVENTUDE EM FOCO de Fortim/Ce.
.
O II Escambo de Projetos Juvenis vem oportunizar aos grupos demonstrarem para a sociedade tudo o que vem sendo produzido durante todo processo do projeto aprovado e apoiado pelo Fundo de Apoio. Um momento para avaliarmos a partir do que for exposto os resultados conquistados pelos grupos e seus beneficiários, além de dar visibilidade ao grupo e as suas atividades juvenis que buscam o desenvolvimento sustentável local.
E para abrilhantar o evento convidamos o grupo: Amigos do Meio Ambiente de Icapuí e na sequência
O CRAVO e A ROSA de Aracati, OFICINA ESCOLA DO PEDREGAL DE Aracati,
GRUPO FORÇA JOVEM ATRAVESSANDO FRONTEIRAS de Icapuí, e EVENTUAL MIX DE Aracati.

A atividade proposta apresentada foi pensada desde o início em que foi esboçado o projeto que balizaria o que é hoje o Fundo de Apoio na nossa microrregião. A idéia é trazer o público que está fora dos processos para observarem e viverem de perto o que foi e está sendo produzido pelos grupos juvenis envolvidos nessa ação.
Pretende-se assim a partir dos olhares e das respostas obtidas do público, como presença no local, atenção ao que está se apresentando, comentários em conversas informais, diagnosticar o grau de aceitação e como a sociedade como um todo está vendo o trabalho que vem sendo idealizado e aplicado pelo Fundo de Apoio.
Convidamos o grupo DANÇART de Icapuí e depois todos foram convidados para o coquetel ao som do Grupo POE(Projeto Oficina Escola-bairro Pedregal) Com Forró pé de serra.
Agradecemos aos colaboradores do evento:
O Sr. Alvaro Freire e a Sra. Kátia Freire por disponibilizar o Espaço DA CASA DE CULTURA DE ARACATI, e por seu excelente trabalho quando resgata e divulga a história de Aracati. E como nós somos filhos desta terra nos sentimos agraciados e parte dessa história.
E Antes de começar a apresentação do grupo com o Forró pé de serra foi convidado a Coordenadora  do Desenvolver Gracielis Sousa que nos animou para esse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário