quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Recuperado, casarão histórico bicentenário vira Casa de Cultura de Aracati

Ao centro da foto, Alvaro Freire ladeado por representantes da SECULT/CE e INPHAN
Sexta-feira 17 de dezembro foi inaugurada a Casa de Cultura de Aracati. O prédio antigo (segundo informações teria quase 250 anos de sua construção) recebeu inúmeros visitantes dentre os quais; autoridades, professores, escritores, pesquisadores, músicos, advogados, médicos, imprensa representada pelos jornalistas da web (www.jailsonrc.blogspot.com , www.nuclick.net , ewww.aracatiemfoco.blogspot.com ) além da TV Sinal de Aracati). Enfim, membros de nossa sociedade que há tempos espera por novos acontecimentos que venham enriquecer nossa memória cultural.
O projeto nasceu de uma parceria entre o Instituto Manamauê e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e tem como pano de fundo a disponibilização para consultas do acervo pertencente ao Instituto José Freire d'Andrade, em um sobrado de esquina situado na Avenida Coronel Alexanzito 550, antiga Rua Grande, no sítio tombado pelo Instituto de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPAHN.
Os convidados que visitaram os compartimentos do prédio ficaram vislumbrados com a estrutura reformada seguindo os padrões originais do casarão acrescentados em seu interior uma sala climatizada para a comunidade que terá acesso a internet através de nove computadores para pesquisas e informações sobre a história da cidade de Aracati.
Fotos: www.nuclick.net
A estrutura conta com: Café Cultural, Sala de exposição temática, sala de biblioteca e pesquisa ilha digital climatizada, acervo de livros, jornais originais escritos desde 1864 e folhetos para pesquisas contendo toda a história de Aracati desde o ano de 1864 para que a população tenha acesso a toda e qualquer informação da cidade.
Foto Banda Jacks Klein do site www.nuclik.net
O evento teve como mestre de cerimônia um representante legitimo da família ‘Freire’ (Álvaro Freire), e números musicais da Banda Municipal Jacks Klein que executou belíssimo repertório natalino e o saxofonista aracatiense Sandro Guimarães.
Ao final do evento o pároco da cidade Pe. Matheus Sullivan abençoou as novas instalações e a família aracatienses. logo após todos foram convidados a brindar com coffee break esse evento que resgatará parte de nossa memória, e dará início a uma nova história do casarão no Aracati.
E mais
A população terá todo o acesso ao prédio, ou seja, a Casa de Cultura de Aracati a qual foi restaurado e permanecido pontos da casa como era antigamente conforme as leis do Iphan.

Casa de Cultura
Instituto José Freire D'Andrade e o Instituto Manamauê
Endereço da Casa de Cultura: Av. Coronel Alexanzito (Rua Grande),550
Centro Histórico, Aracati/CE
Mais Informações: (85) 9982.6327
Com informações de Ytala Freire, Francisco Portela, Jailson Ribeiro e Sandro Guimarães
Fotografias: Sandro Guimarães (Aracati em Foco) e Francisco Portela (Nuclick.net)
 
Por Sandro Guimarães  Blog - Aracati em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário